Lenin Moreno, candidato de Corrêa, é o novo presidente do Equador

A esquerda latino-americana já tem a sua Leningrado, como brincou em artigo nesta Fórum o colunista Igor Fuser. Lenin Moreno, candidato de Rafael Corrêa, resistiu à tsunami conservadora e venceu as eleições no país. No momento em que escrevo o post foram apurados aproximadamente 94%...

A esquerda latino-americana já tem a sua Leningrado, como brincou em artigo nesta Fórum o colunista Igor Fuser. Lenin Moreno, candidato de Rafael Corrêa, resistiu à tsunami conservadora e venceu as eleições no país.

No momento em que escrevo o post foram apurados aproximadamente 94% dos votos, Lenin tem 51,05% e Guilhemo Lasso, candidato banqueiro, 48,95%.

Não é à toa que a esquerda de todo o continente está comemorado a vitória de Lenin nas redes sociais como se fosse um gol de sua seleção na final da Copa do Mundo.

O fato é que depois das derrotas na Argentina, do golpe no Paraguai e Brasil, da derrota parlamentar na Venezuela, as boas notícias pra este campo político se tornaram raras.

E a vitória de Lenin pode significar uma mudança de ventos, já que os governos liberais e golpistas estão mostrando suas reais intenções.

No Brasil, Lula é favorito nas pesquisas. Lugo segue na dianteira no Paraguai. E na Argentina, o governo de Macri está em crise.

Ou seja, a vitória de Lenin pode não significar muita coisa, mas também pode ser a ponta do iceberg de uma retomada do campo popular na região.

A conferir.


Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum e recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa e ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa, ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses e 1 camiseta personalizada após 1 ano.





Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.



In this article

Join the Conversation