Pesquisa CNT comprova que Lula é o highlander dos trópicos

O quadro político brasileiro começa a ganhar contornos do Fla x Flu que hoje se vive na rede, o lulo-petismo x Bolsomitos.

A pesquisa divulgada hoje pelo CNT/MDA mostrando Lula acima de 30% nos cenários estimulados de primeiro turno e derrotando todos os seus adversários com folga no segundo turno é a notícia política deste começo de 2017.

Fica mais claro do que nunca que Lula não só é um lado da moeda da disputa de 2018 se não o impedirem de ser candidato. Fica claro que ele é o favorito. E quem quiser ser presidente da República, se o jogo democrático for mantido, terá de fazer enorme esforço para derrotá-lo.

A outra notícia importante é que o outro lado deixou de um candidato tucano. Pode ser, segundo a CNT, Marina, Temer, Bolsonaro, alguém que não se colocou para a disputa ou até um tucano.

E, por incrível que pareça, no clima de hoje, na opinião deste blogueiro, Bolsonaro seria o favorito para disputar o segundo turno com Lula. Porque ele tem um discurso e lidera uma franja política que sempre existiu no Brasil, mas que estava adormecida, a direita truculenta.

Mais do que isso, essa direita truculenta se organiza sem necessidade de um partido político. Ela é um projeto ideológico. E tem ramos em todas as cidades do país. Onde Bolsonaro for hoje ele terá uma militância a lhe esperar. Diferente dos políticos tradicionais.

E suas chances de segundo turno aumentam ainda mais se porventura vier a ocorrer o que está cada dia se tornando mais natural, a divisão do PSDB em duas ou três candidaturas.

Aécio, Serra e Alckmin dificilmente irão se compor num único projeto. Podem até se dividir em apenas dois, Serra e Aécio de um lado (pasmem) e Alckmin com PSB e PTB do outro. Mas em um único projeto parece impossível.

Em isso acontecendo, serão uns 6 ou 7 candidatos fortes. Lula, com 30% de saída, mais Marina, Aécio, Alckmin, Bolsonaro, Ciro, Luciana Genro ou outra liderança do PSOL e até Temer. E com 18% o candidato verde oliva poderia chegar na etapa final.

Ainda há muita água para correr e muita ponte pra ser removida, com possibilidade de novas pinguelas serem construídas pelo caminho. Mas o quadro político brasileiro começa a ganhar contornos do Fla x Flu que hoje se vive na rede, o lulo-petismo x Bolsomitos.

Isso pode significar muita coisa, mas provavelmente levará a uma retomada das relações de Lula com parte dos empresários do país.

Eles, que já fizeram filas no Instituto em 2014, podem voltar a entender aos poucos que Lula é a solução possível para a imensa crise atual.

O fato é que além de ser um sobrevivente, Lula é um highlander. Um highlander do cangaço.


Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum e recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa e ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses.




Você ganha descontos em livros e produtos do programa Sócio Fórum, recebe a cada 3 meses um livro das Edições Fórum na sua casa, ganha 1 caneca personalizada da Fórum após 6 meses e 1 camiseta personalizada após 1 ano.





Golpe 16 - O livro da blogosfera em defesa da democracia

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.



In this article

Join the Conversation

1 comment

  1. Flávio Bolsonaro abre enquete sobre eleições e, até entre seus seguidores, seu pai perde para Lula | Politica Aplicada Responder

    […] O resultado, no entanto, não deve ter sio o esperado pelo filho de Bolsonaro. Até às 17h10 desta quinta-feira (16) – a pesquisa já está no ar há horas – Lula seguia vencendo Jair Bolsonaro, apenas confirmando a pesquisa desta quarta-feira (15) em que Lula vence seus oponentes em todos os cenários. […]